Observatório do Mapeamento Participativo

Os mapeamentos participativos e colaborativos e a Cartografia Social são emergentes atualmente na Geografia e ciências afins, que também utilizam o espaço como objeto de estudo. O arcabouço conceitual e as técnicas de mapeamento envolvidas têm contribuído para a compreensão das dinâmicas socioeconômicas, ligadas ao uso da terra e às suas implicações no ambiente e nos assentamentos humanos. No entanto, a produção científica nessa área ainda é incipiente e há carência de integração mais sistemática entre os pesquisadores no Brasil.

Nessa via, foi criado o Observatório do Mapeamento Participativo, fruto da parceria entre o Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org e o Laboratório de Cartografia – GeoCart-UFRJ, para estimular o compartilhamento de experiências de pesquisa e a discussão a respeito do estado da arte nessas temáticas. Por meio da iniciativa, espera-­se fomentar a utilização dos métodos associados ao mapeamento participativo ou colaborativo e fortalecer os laços entre os pesquisadores.

LIVRO


SOUTO, Raquel Dezidério; MENEZES, Paulo Márcio Leal de; FERNANDES, Manoel do Couto (org.). Mapeamento Participativo e Cartografia Social: aspectos conceituais e trajetórias de pesquisa. Edição da autora. Rio de Janeiro: Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável ­ IVIDES.org, 2021. 214 p. ISBN 978-65-00-35645-8.

LIVROMapeamento Participativo e Cartografia Social: aspectos conceituais e trajetórias de pesquisa

Inciativa do Instituto Virtual do para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org, em parceria com o Laboratório de Cartografia – GeoCart-UFRJ e Portal Geocracia. O livro apresenta os principais conceitos envolvidos nos mapeamentos participativos e colaborativos, incluindo técnicas tradicionais (com mapas e imagens de satélite de fundo e película) e outras técnicas e termos mais recentes, como VGI (informação geográfica voluntária) ou PPGIS (sistema de informações geográficas de participação pública).

OBSERVATÓRIO DO MAPEAMENTO PARTICIPATIVO


Missão

Funcionar como uma rede de pesquisadores em mapeamento participativo (ou colaborativo) e em Cartografia Social, denominada “Observatório do Mapeamento Participativo”.

Visão

Contribuir para o crescimento do conhecimento e do uso dos métodos relacionados aos mapeamentos participativos (ou colaborativos) e à Cartografia Social e ser referência internacional na área.

Objetivos

  • Identificar os pesquisadores que utilizam a metodologia do mapeamento participativo ou colaborativo na Geografia;
  • Relacionar as pesquisas em mapeamento participativo, identificando a motivação, as questões teóricas e os conceitos geográficos utilizados;
  • Sistematizar a bibliografia levantada, por meio da implementação de um banco de dados;
  • Realizar reuniões periódicas, quando serão apresentadas e discutidas as comunicações de pesquisas;
  • Divulgar as pesquisas em mapeamento participativo; e
  • Integrar pesquisadores(as) à rede.

EVENTOS


Workshop Mapeamento Participativo
e Cartografia Social – MPCS 2021


Workshop Mapeamento Participativo
e Cartografia Social – MPCS 2022