Pós-doutoranda e Doutora em Ciências (Geografia) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG/UFRJ). Mestra em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Bacharel em Oceanografia pela Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAOC/UERJ). Professora colaboradora em projetos no Laboratório de Cartografia – GeoCart/UFRJ. Presidenta no Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7537888802683724

Página pessoal: http://raquel.deziderio.ivides.org

 

Principais áreas de atuação

Gerenciamento Costeiro Integrado e Oceanografia

Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais

Indicadores de Sustentabilidade

Sociologia das Estatísticas Públicas

Geoprocessamento

SIG web com Software Livre

 

Projetos de pesquisa em desenvolvimento

 

(2019 - Atual) Mapeamento Participativo como Ferramenta para Conhecer a Qualidade Ambiental da Zona Costeira

A pesquisa que tem como finalidade inferir a respeito da qualidade ambiental da zona costeira do Rio de Janeiro, com auxílio de um mapeamento participativo realizado com um sistema de informação geográfica de participação pública (em inglês, Public Participation Geographic Information System, PPGIS). A pesquisa faz parte do estágio pós-doutoral da Dra. Raquel Souto. Agradecemos ao apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Página do projeto: http://mapaparticipativo.rj.ivides.org

Contato do projeto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

(2019 - Atual) - Mapeamento Participativo da Poluição por Petróleo - Brasil - 2019-2020 / Participatory Map of Oil Pollution in the Brazilian Coast – 2019 - 2020

A partir do final do mês de agosto de 2019, foram avistadas diversas manchas de petróleo cru em praias do litoral da região norte e nordeste do Brasil. Segundo o IBAMA, até o dia 21 de janeiro de 2020, foram contabilizadas 1004 localidades atingidas (1).

Tendo em vista que a extensão da costa atingida pelos eventos (2.200 km, segundo a Marinha do Brasil) chega a quase um terço (29,8%) da extensão total da costa brasileira (7.367 km, segundo o IBGE), é imprescindível contar com uma rede de informações locais, fornecidas pelos próprios habitantes dos lugares, a fim de potencializar a coleta de dados a respeito das áreas alcançadas e os danos causados por esse tipo de poluição. 

Por meio dessa pesquisa, mapeamos os pontos poluídos por petróleo com auxílio de fotografias georreferenciadas. Espera-se que, com o armazenamento dos dados das localidades afetadas, possa-se colaborar com os estudos que visam compreender como se deu a distribuição do petróleo derramado, o que influi diretamente na escolha das técnicas de mitigação dos danos associados ao evento.

O projeto tem o apoio institucional de: Laboratório de Cartografia - Geocart/UFRJ (Rio de Janeiro, Brasil); Laboratório de Geotecnologias - LABGEO/UFF (Rio de Janeiro, Brasil); Fundación Saavedra Lamas (Argentina); Instituto Rede Viva Mar Vivo (Bahia, Brasil); Blue Change (Rio de Janeiro, Brasil);  e Instituto Marola (Bahia, Brasil). 

Nota: (1) o conceito de localidade segundo metodologia do IBAMA se restringe a uma área correspondente a 1km ao longo da costa. Portanto, uma praia com uma faixa de areia com 10km possui 10 localidades.

Páginas do Projeto:

http://mapaparticipativo.ivides.org

Project's Page:

http://www.ivides.org/index/index.php/oil-pollution-participatory-map

Contato do Projeto/ Project's Contact: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

(2019 - Atual) - Observatório do Mapeamento Participativo 

Observatório criado em parceria com o Laboratório de Cartografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Geocart/UFRJ, em um formato de rede de pesquisa, para compartilhamento de experiências e discussão a respeito do estado da arte nas áreas da Cartografia Social e do Mapeamento Participativo/Colaborativo. Por meio da iniciativa, espera-se conhecer e registrar a bibliografia de obras nacionais e internacionais na temática, fomentar a utilização dos métodos associados ao mapeamento participativo ou colaborativo nas pesquisas sociais e fortalecer os laços entre os pesquisadores.

Página do Projeto: http://observatorio.ivides.org

Contato do Projeto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

(2008 - Atual) - Atlas de Indicadores de Sustentabilidade para os Municípios Costeiros do Estado do Rio de Janeiro /

Atlas of Sustainability Indicators for the Coastal Municipalities of the State of Rio de Janeiro

O Atlas de Indicadores de Sustentabilidade dos Municípios Costeiros do Rio de Janeiro foi desenvolvido para divulgar os resultados da análise de 40 indicadores de sustentabilidade, dentro das seis dimensões do ecodesenvolvimento propostas por Ignacy Sachs (social, econômica, cultural, espacial, política e ecológica), para os 34 municípios costeiros do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa fez parte da Monografia de Bacharelado em Oceanografia da Dra. Raquel Souto. O atlas está disponível em português e inglês e passa por uma reformulação.

Páginas do Projeto/ Project's Pages

Português:

http://www.ivides.org/index/index.php/atlas-indicadores-sustentabilidade

 http://atlas.ivides.org 

English:

http://www.ivides.org/index/index.php/sustainability-atlas

http://www.ivides.org/atlas_en

Contato do projeto/ Project's Contact: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.