Dra. Danielle Cintra possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2003), mestrado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2015). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Geografia de Campos (GRC) da Universidade Federal Fluminense (UFF).Atua na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto aplicado a análise da paisagem e aplicação de geotecnologias no ensino de Geografia.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7972726461644436 

 

Projetos de pesquisa em desenvolvimento

 

(2018 - Atual) Aplicação das Geotecnologias nos diferentes níveis de ensino da Geografia

O projeto tem como finalidade investigar a aplicação das geotecnologias nos diferentes níveis de ensino da Geografia, desde o Ensino Fundamental ao Ensino Superior com o intuito de verificar a contribuição no processo de ensino-aprendizagem. As geotecnologias têm se mostrado importantes ferramentas práticas e didáticas para educação geográfica permitindo a compreensão de conteúdos e conceitos geográficos abstratos e de difícil assimilação, por serem tratados de forma somente teórica e sem considerar a realidade dos alunos. Estas podem ser trabalhadas em diferentes formas e com diferentes modelos de ferramentas que irão auxiliar o aluno no seu desenvolvimento. Podendo ser através do sensoriamento remoto, cartografia digital, Sistema de Informação Geográfica (SIG), técnicas de localização via GPS, manipulação de softwares, aplicativos de celular, educação cartográfica, cartografia e cartografia escolar. Além de trabalhar as geotecnologias, o projeto também visa estimular o desenvolvimento acadêmico do aluno bolsista. Desta forma, são organizados seminários semanais dentro do núcleo de pesquisa do Laboratório de Geotecnologias (LAGEOT).

Instituições onde a pesquisa é desenvolvida: Universidade Federal Fluminense, Campus Campos dos Goytacazes (UFF-Campos) e escolas da rede municipal de Campos.

Instituição que apoia a pesquisa: UFF Campos.

Contato: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Voltar para Observatório do Mapeamento Participativo