Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org


Um Espaço para o Compartilhamento de Informações e Experiências

 

Se você deseja se associar ao Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável, envie um e-mail para [email protected], com o assunto: “cadastro de pesquisador/voluntário“, anexando seu CV Lattes (ou CV próprio) e informando seus interesses de pesquisa.


 

Profa. Dra. Raquel Dezidério Souto – CV Lattes

Presidenta/ Chairwoman

Doutora em Ciências (Geografia) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG/UFRJ). Mestra em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Bacharel em Oceanografia pela Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAOC/UERJ). Professora colaboradora em projetos no Laboratório de Cartografia – GeoCart/UFRJ. Presidenta no Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org.

Principais áreas de atuação: Gerenciamento Costeiro Integrado, Geoprocessamento, Indicadores de sustentabilidade, Estudos Populacionais, Sociologia das Estatísticas, WebGis com Software Livre e Oceanografia.

Flávio Santos

Diretoria de Informática/ Manutenção do sistema

Flávio tem uma ampla expertise em instalação e administração de sistemas GNU/Linux e BSD.

 

Pesquisadores associados (por ordem alfabética)

 

M.Sc. André Cavalcante da Silva Batalhão  –  CV Lattes

Pesquisador Associado ao Center for Environmental and Sustainability Research – CENSE, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, da Universidade Nova de Lisboa. Pesquisador Associado no Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar – CEPECAF, FCAV-UNESP, campus Jaboticabal-SP. Pesquisador Associado no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade e Saneamento (NUPS), EESC/SHS, USP.

Doutorando em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Goiás (CIAMB/UFG) com co-tutela na Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIARA (2013), Pós-graduado em Finanças e Banking pela Universidade Paulista (2010), Pós-graduado em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria pela Universidade Federal de Lavras (2010). Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: Indicadores de Sustentabilidade; Ferramentas de Avaliação de Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Práticas e Ações Sustentáveis; Gestão Ambiental e da Sustentabilidade; Políticas Públicas; Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos; Gestão de região de bacia hidrográfica; Gestão Integrada dos Recursos Hídricos.

 

Bel. Beatriz Vanacôr Barroso Bandeira de Mello – CV Lattes

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (2009). Atualmente é membro colaorador do Labratório de Ecologia e Conservação de Ambientes Recifais, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense. Já ministrou cursos e aulas práticas sobre Ecologia de Ambientes Recifais e trabalha com Educação Ambiental em escola municipal da comunidade costeira do Norte Fluminense. Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: peixes recifais da costa brasileira e Macroecologia comparada entre ambientes recifais da costa brasileira.

 

Bel. Debora Caliari de Lima – CV Lattes

Bacharel em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena (2018). Cursando pós graduação lato sensu em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas e cursando segunda graduação em Ciências Biológicas no mesmo instituto. Possui diversos cursos extracurriculares em diferentes áreas temáticas ambientais. Cursou aperfeiçoamento em Auxiliar de Fiscalização Ambiental (2018). Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: planejamento e gestão de áreas protegidas, conservação e educação ambiental.

 

M.Sc. Douglas Vieira da Silva   –   CV Lattes

Bacharel em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (2016) e Mestre em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal de Rio Grande (2018). Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: processos de circulação de plataforma, plumas costeiras, estuários e lagunas costeiras.

 

M.Sc. Luiz André Schiaveto Neto

Bacharel em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP (Poli-USP), com ênfase em Processos da Industria Química. Diploma de Engenheiro pela escola de engenharia francesa École Nationale Supérieure de Techniques Avancées (2017), através de um programa de duplo diploma com a Poli-USP; ênfase em sistemas mecânicos, sólidos e fluidos, e meio ambiente.

Mestrado internacional feito durante o duplo diploma, com ênfase em Oceanografia Física: International Master of Science Specialty: Water, Air, Pollution and Energy at Local and Regional Scales (W.A.P.E)*. Tema do trabalho final de mestrado:

Aplicação do “Deep Learning” (Inteligência Artificial) para a detecção de turbilhões oceânicos através de imagens de Temperatura de Superficie do mar (SST) e Altura da superficie do mar (SSH). Atualmente em busca de uma tese de doutorado multidisciplinar.

Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: mecânica dos fluidos, Oceanografia, clima e mudanças climáticas.

* https://www.coriolis.polytechnique.fr/MASTERS/WAPE.html

 

Voluntários (por ordem alfabética)

Adriana da Silva Ribeiro

Administradora de empresas pela Faculdade Santa Helena. Pós-graduada em Finanças e Controladoria pela mesma Faculdade. Atualmente, cursando o primeiro período do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Principais interesses de pesquisa: gerenciamento costeiro, preservação e conservação da vida marinha e educação ambiental.

 

Daniel Osri da Costa

Técnico em eletroeletrônica pelo Colégio Técnico de Campinas (COTUCA), da Universidade de Campinas (2018). Principais interesses de pesquisa: preservação e conservação da vida marinha e educação ambiental.