Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org


Um Espaço para o Compartilhamento de Informações e Experiências

 

Se você deseja se associar ao Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável, envie um e-mail para [email protected], com o assunto: “cadastro de pesquisador/voluntário“, anexando seu CV Lattes (ou CV próprio) e informando seus interesses de pesquisa.


 

Profa. Dra. Raquel Dezidério Souto – CV Lattes

Presidenta/ Chairwoman

Doutora em Ciências (Geografia) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG/UFRJ). Mestra em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Bacharel em Oceanografia pela Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAOC/UERJ). Professora colaboradora em projetos no Laboratório de Cartografia – GeoCart/UFRJ. Presidenta no Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org.

Principais áreas de atuação: Gerenciamento Costeiro Integrado, Geoprocessamento, Indicadores de sustentabilidade, Estudos Populacionais, Sociologia das Estatísticas, WebGis com Software Livre e Oceanografia.

Flávio Santos

Diretoria de Informática/ Manutenção do sistema

Flávio tem uma ampla expertise em instalação e administração de sistemas GNU/Linux e BSD.

 

Pesquisadores associados (por ordem alfabética)

 

Dra.  Aichely Rodrigues da SilvaCV Lattes

Licenciada em Geografia (2010) e especialista em Ciências Biológicas (2011) pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Doutora em Geografia pela UFSC. Pesquisadora na área de Utilização e Conservação de Recursos Naturais, com a linha de pesquisa em Análise Ambiental, com enfoque em bacias hidrográficas, análise ambiental e processo de eutrofização. Tem experiência como professora na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, bacias hidrográficas e qualidade da água. Pesquisadora membro do grupo de pesquisa Oceanografia Costeira e Geologia Marinha – UFSC, na linha Gestão Ambiental de Zonas Costeiras. Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: eutrofização e aplicação de índices de modelos de estado trófico em águas costeiras, tais como IET, TRIX, ASSETS e LOICZ. 

 

M.Sc.  André Cavalcante da Silva Batalhão  –  CV Lattes

Pesquisador Associado ao Center for Environmental and Sustainability Research – CENSE, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, da Universidade Nova de Lisboa. Pesquisador Associado no Centro de Pesquisa e Capacitação do Agronegócio Familiar – CEPECAF, FCAV-UNESP, campus Jaboticabal-SP. Pesquisador Associado no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade e Saneamento (NUPS), EESC/SHS, USP.

Doutorando em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Goiás (CIAMB/UFG) com co-tutela na Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIARA (2013), Pós-graduado em Finanças e Banking pela Universidade Paulista (2010), Pós-graduado em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria pela Universidade Federal de Lavras (2010). Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: Indicadores de Sustentabilidade; Ferramentas de Avaliação de Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Práticas e Ações Sustentáveis; Gestão Ambiental e da Sustentabilidade; Políticas Públicas; Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos; Gestão de região de bacia hidrográfica; Gestão Integrada dos Recursos Hídricos.

 

Bel. Beatriz Vanacôr Barroso Bandeira de Mello – CV Lattes

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (2009). Atualmente é membro colaborador do Laboratório de Ecologia e Conservação de Ambientes Recifais, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense. Já ministrou cursos e aulas práticas sobre Ecologia de Ambientes Recifais e trabalha com Educação Ambiental em escola municipal da comunidade costeira do setor Norte-fluminense do Rio de Janeiro. Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: peixes recifais da costa brasileira e Macroecologia comparada entre ambientes recifais da costa brasileira.

 

Bel. Carlos Cézar de Freitas 

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade do Vale da Paraíba (1988). Especialista em Gerenciamento de Projetos (MBA) pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2016). Possui ampla experiência profissional, tendo trabalhado em diversas empresas de engenharia. Atualmente, cursa o mestrado profissional em Ciências da Cidade na UNIFOR. Desenvolveu uma solução eficaz e econômica para o enfrentamento dos problemas de erosão costeira, denominada “Dissipador CézarSwell Ecológico” (Edital 49-2016/PROBIC/FEQ/INPE/UNIFOR), uma estrutura do tipo recife artificial que é instalada submersa ou não, com a finalidade de amortecer as ondulações marinhas e dissipar parte da energia que chega à costa. 

 

Bel. Debora Caliari de Lima – CV Lattes

Bacharel em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena (2018). Cursando pós graduação lato sensu em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas e cursando segunda graduação em Ciências Biológicas no mesmo instituto. Possui diversos cursos extracurriculares em diferentes áreas temáticas ambientais. Cursou aperfeiçoamento em Auxiliar de Fiscalização Ambiental (2018). Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: planejamento e gestão de áreas protegidas, conservação e educação ambiental.

 

M. Sc. Deivdson Brito Gatto CV Lattes

Doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2010). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFAL (2005). Principais interesses de pesquisa: Economia Institucional, Desenvolvimento e Sustentabilidade e Gestão Ambiental. 

 

 

M.Sc.  Douglas Vieira da Silva   –   CV Lattes

Bacharel em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (2016) e Mestre em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal de Rio Grande (2018). Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: processos de circulação de plataforma, plumas costeiras, estuários e lagunas costeiras.

 

 

Bel. Jaísa Vedana CV Lattes

Bacharel em Oceanografia pela Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI/ SC) e técnica em aquicultura pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atualmente, cursa o Mestrado em Clima e Ambiente no IFSC. Em 2013, participou de intercâmbio de dupla titulação com a Universidade Católica de Valência, na Espanha, quando teve a oportunidade de estagiar no Museu Oceanográfico de Valência. Interesses de pesquisa: gestão integrada da costa; políticas públicas e ações sustentáveis; ecologia e geomorfologia de ambientes costeiros e marinhos; serviços ecossistêmicos; preservação e conservação dos ambientes e da vida marinha; cultivo de organismos marinhos consorciados; macroalgas marinhas endêmicas da costa brasileira; geração de energia a partir de fontes renováveis; sociedade, natureza e oceanografia.

 

M.Sc.  Luiz André Schiaveto Neto CV Lattes

Bacharel em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP (Poli-USP), com ênfase em Processos da Industria Química. Diploma de Engenheiro pela escola de engenharia francesa École Nationale Supérieure de Techniques Avancées (2017), através de um programa de duplo diploma com a Poli-USP; ênfase em sistemas mecânicos, sólidos e fluidos, e meio ambiente.

Mestrado internacional feito durante o duplo diploma, com ênfase em Oceanografia Física: International Master of Science Specialty: Water, Air, Pollution and Energy at Local and Regional Scales (W.A.P.E)*. Tema do trabalho final de mestrado:

Aplicação do “Deep Learning” (Inteligência Artificial) para a detecção de turbilhões oceânicos através de imagens de Temperatura de Superficie do mar (SST) e Altura da superficie do mar (SSH). Atualmente em busca de uma tese de doutorado multidisciplinar nas áreas de interesse de pesquisa.

Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: mecânica dos fluidos, Oceanografia, clima e mudanças climáticas.

* https://www.coriolis.polytechnique.fr/MASTERS/WAPE.html

 

M.Sc.  Marco Antônio Alves da SilvaCV Lattes

Possui graduação em Química pelo Instituto de Química da UFRJ (1992) e mestrado em Química Orgânica pela mesma instituição (1995). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise (Química e Fotoquímica), Síntese Orgânica, Espectroscopia e Modelagem Molecular. Tem experiência no Magistério, atuando nos Ensinos Superior e Básico. 

 

 

Voluntários (por ordem alfabética)

Adriana da Silva Ribeiro CV Lattes

Administradora de empresas pela Faculdade Santa Helena. Pós-graduada em Finanças e Controladoria pela mesma Faculdade. Atualmente, cursando o primeiro período do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Principais interesses de pesquisa: gerenciamento costeiro, preservação e conservação da vida marinha e educação ambiental.

 

Anderson de Queiroz Pontes CV Lattes

Técnico em meio ambiente integrado pelo Instituto Federal Fluminense – IFF (2012). Possui experiência como estagiário na Estratégia Jr. Consultoria (que funciona nas dependências do pólo universitário da UFF situado em Campos dos Goytacazes/ RJ) e na Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Bolsista de iniciação científica da FAPERJ (2013-2014) e bolsista do Programa Petrobrás de Formação de Recursos Humanos (PFRH), em convênio com o IFF (2010-2011). Atualmente, é aluno do curso de Bacharelado em Geografia, no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional – ESR/ UFF. Principais interesses de pesquisa: Geografia Física, Gerenciamento Costeiro, Desenvolvimento Sustentável e Desastres Naturais.

 

Breno Corrêa Bueno 

Graduando em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participou de intercâmbio acadêmico sobre Marketing Digital, Assentamentos Humanos e Geomensura de Minas na Universidad de Santiago do Chile (USACH). Atualmente participa de um intercâmbio acadêmico na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), para desenvolvimento de seu trabalho de conclusão de curso. Principais interesses de pesquisa: sustentabilidade e gestão de resíduos.   

 

Daniel Orsi da Costa

Técnico em eletroeletrônica pelo Colégio Técnico de Campinas (COTUCA), da Universidade de Campinas (2018). Principais interesses de pesquisa: preservação e conservação da vida marinha e educação ambiental.

 

 

Ricardo Chrystian Matos CarvalhoCV Lattes

Aluno de graduação em Meteorologia na Universidade Federal de Alagoas. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e monitor na disciplina de Oceanografia Física. Possui conhecimento em Sistemas Operacionais Unix\Linux. Principais áreas de atuação e interesses de pesquisa: Meteorologia, Oceanografia e modelagem numérica computacional.

 

Equipe de comunicação (por ordem alfabética)

Renata Idalgo

Jornalista, professora de Português e Literatura, escritora e palestrante de desenvolvimento pessoal (coach). Atuou como repórter, chefe de reportagem e editora em vários jornais como: Jornal O Fluminense, O Povo, Nosso Jornal de Noticias e outros jornais de bairro e comunitários. Foi assessora de comunicação e de imprensa em organizações ligadas à Engenharia, Agronomia e Arquitetura como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro – CREA-RJ, Associação dos Engenheiros da Petrobrás – AEPET, Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos – IBEC, dentre outras. Participou como jornalista em campanhas políticas partidárias de vários partidos e em eleições, além de campanhas corporativas de entidades. Elaborou vários jornais para Sindicatos e Associações de vários setores. Também desenvolve o trabalho de escrever biografias e realiza palestras motivacionais em empresas, escolas e universidades.

Como jornalista, continua fazendo trabalhos autônomos (freelances), produzindo jornais e vídeos institucionais. Tem grande experiência como assessora de imprensa, sendo até hoje contatada pelos veículos de comunicação pelo trabalho que fez dos anos de 2009 à 2014 na assessoria da presidência do CREA-RJ.