Mapeamento Colaborativo para Redução de Riscos e Desastres (RRD) – projeto piloto

Desenvolvimento de plataforma para mapeamento colaborativo de aspectos inerentes à RRD e utilizando a base cartográfica OpenStreetMap.

Plataforma Colaborativa para Mapeamento de Aspectos da Zona Costeira

Desenvolvimento de plataforma colaborativa para mapeamento de aspectos positivos e negativos da Zona Costeira do Brasil. Parte da plataforma de iniciativas para alcance dos ODS das Nações Unidas.

Capacitação em Mapeamento com OpenStreetMap

O curso é aberto e de fluxo contínuo, sendo emitidos certificados a cada seis meses. Consulte a página.

Exposição Amazônia no Mapa

Desenvolvimento do atlas digital da Exposição Amazônia no Mapa, com os mapas confeccionados pelas equipes participantes da V Olimpíada Brasileira de Cartografia – OBRAC 2023.

GIS DAY 2023 – Mapatonas e palestras sobre mapeamento colaborativo e ações para RRD

MAPATONAS AINDA ATIVAS! PARTICIPE DAS CAMPANHAS!

Evento promovido pelo IVIDES.org, em parceria com diversos laboratórios de universidades públicas e grupos do HUB YouthMappers Rio de Janeiro, com a participação de servidores públicos e representante do Governo Federal (Ministério da Saúde).

O tema principal foi o mapeamento para Redução de Riscos e Desastres (RRD) e a gestão de dados públicos por algumas entidades governamentais convidadas.

Consultoria para geocodificação dos empreendimentos imobiliários dos programas habitacionais Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e Programa Casa Verde e Amarela (PCVA) mantidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) do Brasil.

Esta pesquisa é coordenada pela UFF (Campos dos Goytacazes) e tem a participação do IVIDES.org, na pessoa de sua presidenta, Dra. Raquel Dezidério Souto, e outras entidades acadêmicas. Os dados ainda serão disponibilizados ao público no Catálogo de Metadados da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) do Brasil.

State of the Map Brasil 2023

IVIDES.org foi parceiro na organização do SotM Brasil 2023, primeira grande edição da comunidade brasileira de mapeadores do OpenStreetMap.

No portal do evento estão disponíveis as palestras e os trabalhos apresentados e demais materiais produzidos pelo evento especial, que contou com a participação de profissionais de todas as regiões do Brasil e já deixa saudades.

Plataforma Colaborativa para Mapeamento dos Remanescentes Industriais na Cidade do Rio de Janeiro

Consultoria ad hoc e técnica no desenvolvimento de plataforma web para mapeamento colaborativo dos remanescentes industriais na Cidade do Rio de Janeiro. Parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Prourb-FAU-UFRJ).

Latinoware 2023

Participação da Dra. Raquel Souto como palestrante no 20º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas – Latinoware 2023.

Mapa Dinâmico dos Casos de Covid-19 nas Mesorregiões Norte e Noroeste Fluminenses

Consultoria ad hoc para elaboração e disponibilização on-line do web map da incidência dos casos de Covid-19 nas mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense.

YouthMappers UFRJ

Coordenação do desenvolvimento do Capítulo YouthMappers UFRJ. Parte de projeto internacional de pesquisa.

Observatório do Mapeamento Participativo

Coordenação do Observatório do Mapeamento Participativo, rede de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Mapa Colaborativo da Poluição por Petróleo na Zona Costeira do Brasil – Desastre 2019-2020

Web map das localidades oleadas no desastre do petróleo, ocorrido nos anos de 2019-2020, que impactou 50% de toda a linha de costa brasileira.

Atlas de Indicadores de Sustentabilidade para os Municípios Costeiros do Rio de Janeiro

Atlas digital de mapas gerados automaticamente, para divulgar os resultados da análise de 40 indicadores de sustentabilidade – dentro das seis dimensões do ecodesenvolvimento, propostas por Ignacy Sachs: social, econômica, cultural, espacial, política e ecológica, para os 34 municípios costeiros do estado do Rio de Janeiro.

Olimpíada Brasileira de Cartografia – Obrac 2023

Consultoria técnica para provas e geoprocessamento em geral. Desenvolvimento do mapa web com a distribuição das escolas participantes.