O Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável – IVIDES.org funciona como um ponto focal para cientistas, empreendedores, gestores públicos, acadêmicos, dentre outros interessados na troca de informações e no apoio a projetos voltados à sustentabilidade (http://sobre.ivides.org). A sustentabilidade, entendida como o equilíbrio dinâmico entre os diferentes subsistemas: social, econômico, ambiental e institucional. Pesquisas em andamento:

 


 
 MAPEAMENTO PARTICIPATIVO PARA CONHECER A QUALIDADE AMBIENTAL DA ZONA COSTEIRA

Participatory Mapping to Evaluate the Environmental Quality of the Coastal Zone

 

A pesquisa tem por finalidade realizar um mapeamento participativo com público selecionado e com auxílio de um sistema de informações geográficas de participação pública (em inglês, Public Participation Geographic Information System, PPGIS) e inferir sobre a qualidade ambiental na zona costeira do estado do Rio de Janeiro.

O Decreto Federal 5.300/2004 prevê os instrumentos de políticas públicas a serem aplicadas no gerenciamento costeiro, dentre eles, o Relatório de Qualidade Ambiental da Zona Costeira (RQA-ZC). Assim, um dos objetivos específicos é avaliar se o mapeamento participativo funciona como ferramenta para inferir sobre o estado ambiental da costa.

A área geográfica de estudo é a zona costeira do estado do Rio de Janeiro e o público-alvo são os integrantes de instituições de ensino nos municípios costeiros e representantes de colônias de pescadores registradas e em operação no estado do Rio de Janeiro, os quais são convidados a participar do mapeamento.

Conheça o projeto: http://mapaparticipativo.rj.ivides.org

 


 
 MAPA PARTICIPATIVO DA POLUIÇÃO POR PETRÓLEO NA COSTA DO BRASIL – 2019

PARTICIPATORY MAP OF OIL POLLUTION IN THE BRAZILIAN COAST – 2019

https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1eqIpkTJEcEWani5R31MGvIKe6ZsMfPPC&usp=sharing

 

Mapa participativo das localidades oleadas pelos eventos de 2019/2020.

Os pontos são mapeados e registrados por meio de fotografias.

Conheça o projeto: http://mapaparticipativo.ivides.org

Acesse o roteiro para participar dessa pesquisa em: roteiro_mapa_participativo (PDF).

 

Mapa participativo poluição por petróleo 


 

Logo Observatório     OBSERVATÓRIO DO MAPEAMENTO PARTICIPATIVO

 

O mapeamento participativo é um campo de pesquisa emergente na Geografia e ciências afins e tem contribuído para a compreensão das dinâmicas socioeconômicas associadas ao uso da terra e suas implicações no ambiente e nos assentamentos humanos. No entanto, a produção científica nessa área ainda é incipiente e há carência de integração mais sistemática entre os pesquisadores no Brasil.

Nessa via, foi criado o Observatório do Mapeamento Participativo, em parceria com o Laboratório de Cartografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Geocart/UFRJ, para compartilhamento de experiências de pesquisa e discussão a respeito do estado da arte nessa área. Por meio da iniciativa, espera-se fomentar a utilização dos métodos associados ao mapeamento participativo ou colaborativo e fortalecer os laços entre os pesquisadores.  

Conheça o projeto: http://observatorio.ivides.org

 


 

ATLAS DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA OS MUNICÍPIOS COSTEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ATLAS OF SUSTAINABILITY INDICATORS FOR COASTAL MUNICIPALITIES OF THE STATE OF RIO DE JANEIRO

 

Bandeira do Brasil  (pt-BR)    http://www.ivides.org/atlas       Bandeira inglesa   (en)   http://www.ivides.org/atlas_en

 

IVIDES.org teve início em 2008, com a publicação do atlas para a zona costeira do Rio de Janeiro, Brasil, a partir de dados da pesquisa de trabalho de conclusão de Bacharelado em Oceanografia da Dra. Raquel D. Souto. O Atlas está passando por reformulação, com previsão de relançamento em março de 2020.

 

Atlas Indicadores Zona Costeira RJ