Atlas de Indicadores de Sustentabilidade para os Municípios Costeiros do Rio de Janeiro

Essa página foi desenvolvida como um atlas digital de mapas gerados automaticamente, para divulgar os resultados da análise de 40 indicadores de sustentabilidade, dentro das seis dimensões do ecodesenvolvimento propostas por Ignacy Sachs (social, econômica, cultural, espacial, política e ecológica), para os 34 municípios costeiros do estado do Rio de Janeiro, publicada em 2006.

Esta pesquisa é o subproduto da Monografia de Bacharelado em Oceanografia, de 2005, da Dra. Raquel Dezidério Souto., que buscou avaliar o impacto antropogênico na zona costeira do estado do Rio de Janeiro (Brasil), a partir de parâmetros nas diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável, formulação, cálculo e espacialização de indicadores de sustentabilidade para os municípios costeiros. O atlas web foi publicado no ano seguinte, 2006, ano que marca o início do Instituto IVIDES.org.

Solução

  • Servidor web Apache
  • PHP Hypertext Preprocessor
  • SG Banco de Dados MySQL
  • HTML + CSS
  • GDLib – funções gráficas

Mapa subsistema ambiental

Mapa subsistema social

Mapa subsistema econômico

Mapa subsistema institucional


Raquel D. Souto. Avaliação do impacto antropogênico
na zona costeira do Rio de Janeiro
. Monografia de bacharelado em Oceanografia.
UERJ, Rio de Janeiro, 2005.

Artigo com a metodologia, publicado na revista
PHP nas geociências


Cartazes de divulgação
do Atlas de Indicadores de Sustentabilidade
para os Municípios Costeiros do Rio de Janeiro
– 2006


Trabalhos de conclusão de curso que adotaram a metodologia do Atlas

Alexandre Appel Hort. Avaliação do impacto antropogênico no estado de Santa Catarina. Monografia de Bacharelado em Engenharia Ambiental. Univali, Itajaí, SC, 2008.

Francisca R.S. Pereira. Avaliação do impacto antropogênico no Litoral Norte de São Paulo. Monografia de Bacharelado em Geografia. UFSC, Florianópolis, SC, 2008.